Enquanto estivemos responsáveis pela interlocução com as entidades sociais que formam o Terceiro Setor no Amapá, desde 2003, desenvolvemos inúmeros projetos que contribuiram para que esse segmento fortalecesse a sua atuação na proposição de políticas públicas no nosso estado. Tomei a liberdade de extrair dos arquivos do site do governo um dos nossos feitos, elogiados pelos mais brilhantes pesquisadores e estudiosos do ramo. Acompanhem.
Pela primeira vez um Estado da união faz curso de capacitação para entidades da sociedade civil organizada ao acesso às subvenções sociais.
O governador Waldez Góes e a secretária de Estado da Inclusão e Mobilização Social, Marília Góes participaram do lançamento do projeto Terceiro Forte ocorrido na manhã desta terça-feira, 02 (2008), no Salão Nobre do Palácio do Setentrião. Um vídeo com todos os detalhes sobre o projeto foi apresentado pelos técnicos Gilcimar Pureza e Manoel Ricardo Vilhena, ambos da Sims.
Marília Góes destacou que neste primeiro momento o Governo irá capacitar e qualificar 300 entidades que atuam em todas as áreas, dentre elas a educação, desporto e lazer, saúde e cultura. Marília também disse que no primeiro semestre do próximo ano, a Sims estará colocando à disposição das organizações a Estação do Terceiro Setor, espaço físico que vai atender as necessidades das entidades sociais, com apoio integral do Governo do Estado.
Para o governador Waldez Góes o curso de capacitação será a grande oportunidade que a sociedade civil organizada terá para melhor acessar os recursos que o Governo coloca a disposição das entidades sociais e tocarem seus projetos junto à sociedade como um todo. “Poucos Estados da Federação trabalham com editais de subvenção, capacitação das entidades pra potencializar o resultado do trabalho que elas realizam através da sociedade, mas com apoio significativo do Governo do Estado, por isso o Amapá sai na frente mais uma vez na prática de políticas públicas”, explicou.
O presidente do Conselho das Associações de Moradores do Estado do Amapá (Coam), Robson da Silva Bastos, disse estar vibrando pelo acontecimento. “É um momento de muita felicidade para todos nós que participamos deste processo e, sem dúvida nenhuma, este projeto vem na hora certa para que possamos nos fortalecer junto à sociedade e na parceria com o Governo do Estado”, finalizou.
A representante do Instituto Vidas Parceiras (IVP), Marselha Pinheiro, arrancou aplauso do público quando disse que o Amapá é o primeiro Estado do Brasil em que o Governo dá esse apoio ao 3º setor, principalmente na capacitação e qualificação das organizações sociais sem fins lucrativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário